De forma resumida, para que existam hipóteses de sucesso é necessário "teorizar e operacionalizar", ou seja, ter uma estratégia com objetivos atingíveis, passível detraçar um plano e colocar em prática, para atingir os objetivos e metas, sendo que ambas as partes, o Marketing e a Comunicação, devem existir e ser articoladas de forma inteligente e pragmática, evitando investimentos desnecessários ou deitados fora...
Parte I: o Marketing (analisar, teorizar, identificar problemas, arranjar soluções e traçar objetivos)
Recolha de Dados para Análise de Marketing - Caracterização da Empresa (Perfil Empresarial, Contexto Empresarial, Missão, Valores, Objetivos de Gestão, Área de Atividade, Mercado em que se Insere, etc.);
- Gamas e Linhas (Portefólio) de Produtos e/ou Serviços e respetivos canais de distribuição (online e offline);
- Mercados e Públicos (Explorados, por Explorar, Desejados, Potenciais);
- Vantagens Competitivas Sustentáveis (porque é melhor comprar ou adquirir a si em vez de ir à concorrência?)
- Análise de Resultados
- Análise do Meio Envolvente Geral (Análise dos Contextos: Económico, Demográfico, Socio-Coltural, Político-Legal, Tecnológico, etc.);
- Análise da Concorrência (Produtos e/ou Serviços; Posicionamento no Mercado; Ações de Marketing; Ações de Marketing Digital; Presença e Força Offline e Online; Capacidade de Resposta; Clientes; Mercados, etc.);
- Análise do Mercado e Massa Crítica (Dimensão do Mercado; Evolução do Mercado; Ciclo de Vida do Mercado; Tendência do Mercado; Análise dos Factores do Mercado; Segmentos por Consumidor; Dimensões Cooperativas e Competitivas, etc.) Análise dos Canais e Cadeias de Distribuição (Necessidades, Motivações e Obstácolos dos Canais e Cadeias de Distribuição);
- "Trends": Tendência do Mercado e dos Públicos (Extrapolação e Antecipação de Comportamentos com base nos outputs estatísticos de períodos homólogos e situações análogas);
- Aplicação e Análise de Matrizes de Marketing;
- Medição e Análise da Força do Negócio (Matriz baseada em 5 Forças de Porter);
- "USP": Unique Selling Proposition ou A Proposta de Venda Exclusiva, é nesta proposta que expomos os Pontos de Diferenciação (Oferta que convencerá o Público);
- Análise SWOT: Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças.
- Emissão do documento com o Plano de Marketing.
Parte II: a Comunicação (concretizar e operacionalizar)
Panorama de Comunicação 360º - BRF: Brand Relationshiep Field [Planeamento e Auditoria da Comunicação existente]: - Empresa: Colaboradores; Parceiros; Relação com orgão estatais (câmaras, juntas de freguesia, etc); Clientes B2B; Vizinhança e outros influenciadores à laboração da Organização/Empresa;
- Produto(s) - Atributos, Inovações, Gamas, Linhas, Fatores diferenciadores, Preços - Preço de custo: rentabilidade, Preço de venda: competitividade;
- Marketing - Distribuição: Armazenistas, Retalhistas, Pontos de Venda (POS), Força de Vendas;
- Mercado - Concorrência, Clientes, Consumidores, Influenciadores de Compra;
- Medição dos Resultados da Auditoria e Extrapolação dos Resultados Esperados:
- Identificação de todos os pontos de contacto com a Marca;
- Índices de Notoriedade;
- Imagem de Marca;
- Implementação de Estratégias de Comunicação mediante Estratégias de Marketing definidas.
- Emissão do documento com o Plano de Comunicação.