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Evolução Histórica

Longe vão os tempos em que as marcas serviam exclusivamente para diferenciar os produtos num mercado. A Marca surgiu com a finalidade primária de identificar e distinguir produtos, bens ou serviços. Marcar - proveniente do anglo-saxónico “to brand” - os produtos, para os identificar e distinguir, manteve-se até à revolução Industrial, de forma resumida e quase exclusivamente às marcas gráficas (logótipos).


A Marca Hojemarca

Embora esta finalidade ainda perdure na atualidade, sendo uma das principais funções das Marcas, o design visual integra um trabalho multidisciplinar que envolve vários departamentos da Organização, de forma a que o conceito do negócio, a missão, os valores, o posicionamento, a cultura, a atitude, entre outras componentes que constituem o conjunto de traços de personalidade e atributos da Marca (prisma de identidade) sejam refletidos no grafismo para que toda a Imagem de Marca, ou seja, a sua reputação, a ideia que os consumidores têm de determinada Marca, seja coerente com o seu caráter.

O conceito de Marca não se restringe a uma representação gráfica, pois, através de uma Marca é comunicada a "promessa" de um produto, diferente dos seus concorrentes que o distingue e torna único.

A mente humana funciona através de associações simbólicas entre imagens ou representações e o objeto, se considerarmos o somatório de tudo o que constitui a identidade de uma marca o objeto, então o objetivo da Comunicação é associar esse objeto aos traços que o caracterizam.

Todo o trabalho de Branding pretende gravar essa imagem na mente do consumidor, isto é, associar a imagem à qualidade do produto.

A marca possui e transporta vários níveis de significado, desde cultura, atributos e benefícios.

É importante compreender que o conceito de Marca é mais intangível do que tangível, uma vez que até o próprio consumidor tem experiências, sentimentos e percepções diferentes relativamente a outro consumidor.

prisma identidade

Como conseguimos com que a Imagem de Marca, ou seja, a sua reputação, a ideia que os consumidores têm de determinada Marca, seja coerente com o seu caráter?

Imagem de Marca = Identidade Corporativa

É da perfeita simbiose entre o Design e o somatório de objectivos da empresa (de Gestão, Marketing e Comunicação), que resulta a Imagem de Marca representativa da Identidade Corporativa.

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