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As Matrizes de Marketing foram criadas para facilitar as várias análises que devemos fazer quando planeamos o negócio, seja para criar produtos/serviços novos, para estudar o mercado e as suas variáveis, conhecer e compreender os desejos e as necessidades dos consumidores, explorar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, comparar a empresa com a concorrência, para poder ter um panorama geral da Marca, etc.

 

matrizesEstas "tabelas", parecem simples preencher e de interpretar, quando olhamos cada uma individualmente, no entanto, compreender as suas inter-ligações e as suas relações com as estratégias utilizadas diariamente é preponderante para podermos obter os Outputs e as previsões de forma correta e assim agir mediante os resultados.

Conhecer os conceitos básicos de cada uma das Matrizes é o mínimo exigido para que a sua aplicação seja feita de forma correta, ajustada à situação que se pretende analisar e os resultados sejam reais, ou o mais próximo possível da realidade, se estivermos a tratar de projeções.

No Mercado não existe lugar para enganos, a falha em qualquer uma delas pode “matar” um projeto, inviabilizar investimentos em novos produtos e serviços, ou em casos extremos pode causar a falência da Empresa, o que significa perder terreno para a concorrência e perder espaço no mercado, não apenas num único produto, mas sobre o restante portfólio pois, pode iniciar-se um processo de dúvida e a sua Empresa ser vista como duvidosa.

Um dos pontos mais importantes é conhecer que informações resultarão de cada Matriz, não esquecendo que cada uma complementa a outra e torna a análise das variáveis mais fácil.

Compreender o funcionamento e saber interpretar o que cada destas Matrizes pode representar para o mercado e para a empresa, é fundamental, assim como perceber a interação das Matrizes é vital para obter os caminhos certos.

Para podermos começar a preencher os vários campos ou quadrantes é necessário que se tenham informações verdadeiras e corretas sobre a empresa e produtos, assim como se deve fazer o trabalho de pesquisa e estudos de mercado.

SWOT

Matriz de Análise SWOT

Strengths • Weaknesses • Opportunities • Threats

Neste quadro analítico podemos observar o potencial de um negócio ou produto seja ele novo ou já inserido no mercado, pois através da leitura de cada um dos quadrantes é possível identificar pontos chave determinantes para o sucesso, assim como os riscos inerentes.

Esta Matriz permite-nos ter uma visão de fatores internos (pontos fortes e fracos), tal como de fatores externos à empresa (oportunidades e ameaças).

Extremamente útil para lançamentos, diagnósticos e principalmente para perceber como podemos ultrapassar obstáculos, aproveitando as oportunidades e contornando as ameaças.

Esta Matriz pode ser aplicada à sua Empresa/Produtos e à concorrência, pois as suas oportunidades podem residir nas fraquezas do seu concorrente.

Matrix SWOT PureCom

BCG

Matriz Boston Consulting Group

Cash Cows • Pets • Incógnitas • Estrelas

A Matriz BCG foi criada com o intuito de auxiliar as empresas na análise das suas unidades de negócio. É utilizada como ferramenta analítica de Marketing na Gestão de Produtos, Gestão Estratégica e Imagem de Marca.

Analisa o desempenho dos produtos no mercado e a sua utilidade dentro da empresa:

Cash Cows: Produtos ou Serviços com alta participação Relativa num Mercado cujo crescimento é Baixo - Vacas Leiteiras;

Pets: Produtos ou Serviços com baixa participação Relativa num Mercado cujo crescimento é Baixo - Animais de Estimação;

Incógnitas: Produtos ou Serviços com baixa participação Relativa num Mercado cujo crescimento é Alto - Incógnitas ou Questões;

Estrelas: Produtos ou serviços com alta participação Relativa num Mercado cujo crescimento é Alto - Estrelas;

De forma sucinta e breve, a interpretação desta Matriz torna-se simples ao observarmos os quadrantes extremos: se tivermos um Produto num Mercado que está em Crescimento e esse produto tiver uma quota de Mercado Alta, então estamos a falar de uma Estrela, ao contrário, se falarmos de um Produto com uma quota de Mercado Baixa, num Mercado Estagnado então temos claramente um Pet, que provavelmente não nos tráz sequer retorno do que se investe nele.

Matrix BCG PureCom
Sobre os Quadrantes:

O posicionamento de cada produto ou linha de produtos em cada um dos quadrante exige uma ação diferente:

Vaca Leiteira

Podem ser líderes num Mercado Maduro, de forma que geram mais recursos financeiros do que os que consomem.
A empresa deve extrair o maior lucro possível durante o máximo de tempo, sem grandes investimentos, uma vez que estamos num Mercado que atingiu a sua Maturação. O o retorno financeiro obtido por estes produtos podem ser investidos nas Incógnitas com o objetivo de torná-los Estrelas.


Pets ou Animais de Estimação

Uma vez que estes produtos têm uma quota baixa num Mercado também já Maduro, geram normalmente uma faturação inferior ao investimento necessário para os manter. Podem ser armadilhas, caso a Empresa continue a investir neste Produto, com o intuto de transformá-lo numa Vaca Leiteira, pois o Mercado está Estagnado e ganhar quota de Mercado pode levar à falência da Empresa, uma vez que o espaço que pretende tem de ser "roubado" à concorrência, para além disso o risco desse Mercado se precipitar e cair a pique, é grande, lembre-se do caso dos Rolos Fotográficos.


Incógnitas ou Questões

Estes produtos estão inseridos em Mercados que crescem rapidamente, como resultado, consomem grandes investimentos, devido ao facto de terem quotas de mercado baixas, no entanto têm potencial para ganhar mercado, serem líderes e se tornarem Estrelas, mais tarde, podem vir a ser Vacas Leiteiras, quando o Mercado atingir a sua maturação. Se estes produtos não tiverem este caminho, podem transformar-se em Pets.


Estrelas

Os produtos considerados Estrelas geram, normalmente, faturações altas, devido à sua alta quota em Mercados em crescimento. Exigem, no entanto atenção e investimentos para manter a alta taxa de crescimento. As Estrelas têm grandes possibilidades de virem a ser as próximas Vaca Leiteira quando o mercado diminuir a sua taxa de crescimento.

ANSOFF

Matriz ANSOFF

Penetração de Mercado • Desenvolvimento de Produtos • Desenvolvimento de Mercado • Diversificação

A Ansoff é uma ferramenta de Planeamento Estratégico que fornece uma estrutura a partir da qual podemos delinear as estratégias de
Marketing a seguir.

A Matriz foca-se nos produtos e nos mercados (clientes) atuais e potenciais de uma empresa. Ao considerar formas de crescimento através de produtos existentes ou novos e em mercados existentes ou novos, obtemos quatro combinações produto-mercado possíveis, apresentadas em cada um dos quadrantes:


Estratégia de Penetração de Mercado: Esta Estratégia do tipo Intensiva, que tem como objetivo vender os produtos existentes num mercado existente e onde a Empresa já tem presença, portanto, neste quadrante pretende-se levar a cabo uma estratégia para aumentar a quota num mercado onde já
atua. Idealmente, é aplicada uma estratégia que prevê a fidelização de clientes, tais como promoções, descontos, ofertas, entre outras
ações.


Estratégia de Desenvolvimento de Produtos: Esta é uma Estratégia do tipo Intensiva, que sugere o desenvolvimento de novos produtos para mercados existentes. Isto pode implicar o aperfeiçoamento de produtos, através de melhorias tecnológicas, por exemplo, ou o lançamento de versões diferentes. No caso dos automóveis, são lançadas versões diferentes de um mesmo modelo, para chegar a mais consumidores.

Estratégia de Desenvolvimento de Mercado: Com este tipo de Estratégia Extensiva, que pretende vender os produtos existentes em mercados novos. Visa a expansão dos negócios, que pode ser através de expansão geográfica, demográfica entre outras.

Estratégia de Diversificação: Neste quadrante tratamos uma Estratégia do tipo Intensiva e Extensiva, pois tem como objetivo não só desenvolver novos produtos, como chegar a novos mercados. Esta Estratégia visa a inovação, é ambiciosa e inevitavelmente mais arriscada, pois a Empresa está a pisar terreno desconhecido.

Estes são normalmente os riscos inerentes a StartUps, por exemplo.

Matrix ANSOFF PureCom

BRF

Matriz BRF 360º

Brand Relationshiep Field • Análise 360º da Marca

A aplicação desta Matriz dá-nos o panorama geral da Marca: quem é a Empresa, quais são os Produtos e/ou Serviços, como se está a gerir o Marketing, quais os Mercados em que opera e como todas estas peças se encaixam entre si.

Este tipo de análise dá-nos uma visão de 360º da Marca, o que nos permite um diagnóstico preliminar dos problemas a resolver e dos fatores chave a desenvolver.

Toda a envolvente é auditada: por vezes as Empresas enfrentam problemas em determinado departamento desconhecendo a sua origem, com a aplicação desta Matriz, identificamos rapidamente os fatores que merecem atenção imediata, sejam eles positivos ou negativos.

Podemos inclusivamente tomar medidas preventivas, para evitar o agravamento de problemas, antes mesmo de proceder à conceção de um plano mais complexo.

Recorremos à Matriz BRF 360º como medida de Primeiros Socorros para podermos proceder de forma eficáz e atacar problemas ou arranjar soluções, no mínimo espaço de tempo possível e com o mínimo de recursos.

Para "resolver/preencher" esta Matriz são necessário já conhecimento de Marketing avançados, know-how, tal como experiência de Mercado, caso contrário torna-se pouco prática, pode levar muito tempo a perceber o tipo de informação necessária, a reúni-la e analisá-la e tirar os Outputs.

Quando bem utilizada, pode servir como "FLASH CHECK UP" para atacar problemas RÁPIDA e EFICAZMENTE - Esta é a Matriz que mais utilizamos na Pure.Com • Branding & Comunicação, por nos dar resultados assertivos de forma Rápida.

Matrix BRF PureCom

Plano de Marketing

Matriz das Etapas de um Plano de Marketing

Teorizar • Delinear • Planear Estratégias

Esta Matriz ilustra de forma resumida e sucinta as etapas mais tangíveis de um plano de Marketing, na fase de preenchimento desta estrutura, o Marketeer deve ter em sua posse as informações e as análises fundamentais pré-Matriz... ver Plano de Marketing

Matrix MIXMKTeCOMMS I PureCom

Plano de Comunicação

Matriz das Etapas de um Plano de Comunicação

Acionar Estratégias • Controlar • Medir

Tal como a anterior, esta Matriz ilustra de forma resumida e sucinta as etapas mais tangíveis e principais de um plano de Comunicação, na fase de preenchimento desta estrutura, o Marketeer deve ter em sua posse o Plano de Marketing, assim como as informações e as análises fundamentais pré-Matriz...
ver Plano de Comunicação

Matrix MIXMKTeCOMMS II PureCom

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