As "tabelas", que podem ser consultadas na nossa Biblioteca e que listamos de seguida, fazem parte de um conjunto de Matrizes que embora pareçam simples, quando olhamos para cada uma individualmente, nos dão respostas a problemas complexos e nos ajudam a compreender todo um negócio.
- Matriz de Análise SWOT;
Strengths • Weaknesses • Opportunities • Threats
- Matriz BCG (Boston Consulting Group);
Cash Cows • Pets • Incógnitas • Estrelas
- Matriz ANSOFF;
Penetração de Mercado • Desenvolvimento de Produtos • Desenvolvimento de Mercado • Diversificação
- Matriz BRF 360º;
Brand Relationshiep Field • Análise 360º da Marca
- Matriz do Plano de Marketing;
Análise • Teorização • Planeamento
- Matriz do Plano de Comunicação.
Ações Estratégias • Controlo/Contingência • Medição
A correta interpretação, quer individual, quer das suas inter-ligações, quer das suas relações com as estratégias utilizadas diariamente é preponderante para podermos obter os Outputs e as previsões de forma correta e assim agir mediante os resultados.
Disponibilizamos, na nossa Biblioteca, algumas das Matrizes, com as orientações base, no entanto não podemos deixar de adverter que ter conhecimento sobre os conceitos básicos de cada uma das Matrizes é o mínimo exigido para que a sua aplicação seja feita de forma correta, ajustada à situação que se pretende analisar e os resultados sejam reais, ou o mais próximo possível da realidade, se estivermos a tratar de projeções.
No Mercado não existe lugar para enganos, a falha em qualquer uma delas pode “matar” um projeto, inviabilizar investimentos em novos produtos e serviços, ou em casos extremos pode causar a falência da Empresa, o que significa perder terreno para a concorrência e perder espaço no mercado, não apenas num único produto, mas sobre o restante portfólio pois, pode iniciar-se um processo de dúvida e a sua Empresa ser vista como duvidosa.
Um dos pontos mais importantes é conhecer que informações resultarão de cada Matriz, não esquecendo que cada uma complementa a outra e torna a análise das variáveis mais fácil.
Compreender o funcionamento e saber interpretar o que cada destas Matrizes pode representar para o mercado e para a empresa, é fundamental, assim como perceber a interação das Matrizes é vital para obter os caminhos certos.
Para podermos começar a preencher os vários campos ou quadrantes é necessário que se tenham informações verdadeiras e corretas sobre a empresa e produtos, assim como se deve fazer o trabalho de pesquisa e estudos de mercado.