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Plano de Marketing Digital

Funil de Vendas PureCom.pt: Infográfico do Modelo Gancho ou Hook Model

Tempo de Leitura: 2 minutos e 27 segundos

O Plano de Marketing Digital é concebido e desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de profissionais especializados nas várias áreas de atuação da Gestão de Marketing, da Publicidade e da Comunicação Institucional/Empresarial, Online e Offline, na área das Tecnologias da Informação, Desenvolvimento de Software e Programação Web Based e na área da Gestão Comercial.

Resumo de conteúdos de um plano de Marketing Digital elaborado pelo Grupo MarkSul

  • Recolha de Dados para Análise de Marketing adaptado aos Novos Média (Meios Digitais)
    • Caracterização da Empresa (Perfil Empresarial, Contexto Empresarial, Missão, Valores, Objetivos de Gestão, Área de Atividade, Mercado em que se Insere, etc.);
    • Gamas e Linhas (Portefólio) de Produtos e/ou Serviços (online e offline: que produtos e/ou serviços podem ser fornecidos, ou não, à distância);
    • Mercados e Públicos (Explorados, por Explorar, Desejados, Potenciais);
    • Vantagens Competitivas Sustentáveis (porque é melhor comprar ou adquirir a si em vez de ir à concorrência?)
  • Análise de Resultados
    • Análise do Meio Envolvente Geral (Análise dos Contextos: Económico, Demográfico, Político-Legal, etc.);
    • Análise da Concorrência (Produtos e/ou Serviços; Posicionamento no Mercado, Ações de Marketing; Ações de Marketing Digital; Presença e Força Online; Capacidade de Resposta; Clientes; Mercados, etc.);
    • "Trends": Tendência do Mercado e dos Públicos (Extrapolação e Antecipação de Comportamentos com base nos outputs estatísticos de períodos homólogos e situações análogas);
    • "USP": Unique Selling Proposition ou A Proposta de Venda Exclusiva, é nesta proposta que expomos os Pontos de Diferenciação (Oferta que convencerá o Público);
    • Análise SWOT: Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças.
  • Preparação das Plataformas e dos Conteúdos
    é preponderante preparar o Sítio onde vamos receber os Potenciais Clientes, que será o Sítio onde centralizaremos o ENVOLVIMENTO, a CHAMADA para a AÇÃO do Utilizador, CONVERSÃO em Cliente e EFETIVAÇÃO da Venda (Hook Model: Trigger -» Engagement -» Call to Action -» Convert -» Sell)
    • Proceder à Construção e/ou Remodelação da(s) Plataforna(s) Online (WebSite / Portal / Loja Online / Landing Page / Outro);
    • Carregar as Gamas e Linhas (Portefólio) de Produtos e/ou Serviços na Plataforma;
    • Definir o Target de Marketing e de Comunicação (identificar/segmentar os Mercados, Públicos Alvo, Compradores, Influenciadores);
    • Publicar e Divulgar a "USP" (Unique Selling Proposition ou A Proposta de Venda Exclusiva): a Oferta Chave que levará à AÇÃO (Hook & Call to Action);
    • Demonstrar as Vantagens Competitivas Sustentadas: PORQUE é QUE é melhor comprar ou adquirir este produto ou serviço? (Reason Why);
    • Facilitação de Compra: explicar como se adquire/compra e facilitar a compra, a entrega e o serviço pós venda (Conversão em Cliente);
    • Confiança na Compra e reforço positivo: provar/convencer que o cliente tomou a decisão certa através de garantias de satisfação ("Reviews" de outros Clientes devem estar publicados, assim como política de devolução, serviço pós-venda, etc.) que dão o reforço positivo e a tranquilidade que o Cliente precisa para efetivar a Compra (EFETIVAÇÃO da Venda).
  • Calendarização e Execução Meios Online (Google Adwords / Portais Online / Parceiros / Redes Sociais / Outros) onde decorrerá a Campanha com os GATILHOS (Engagement Triggers)
    • Calendarização e Preparação das plataformas nos diferentes Meios (Conta AdWords, GMB, etc);
    • Conceção da Campanha e das peças de Comunicação/Publicidade para os Meios Escolhidos;
    • Execução e Controlo (ajuste e contigência): Análise de Estatísticas, Análise de Retorno e Emissão de Relatórios.
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