Resumo de conteúdos de um plano de Marketing Digital elaborado pelo Grupo MarkSul
Recolha de Dados para Análise de Marketing adaptado aos Novos Média (Meios Digitais) - Caracterização da Empresa (Perfil Empresarial, Contexto Empresarial, Missão, Valores, Objetivos de Gestão, Área de Atividade, Mercado em que se Insere, etc.);
- Gamas e Linhas (Portefólio) de Produtos e/ou Serviços (online e offline: que produtos e/ou serviços podem ser fornecidos, ou não, à distância);
- Mercados e Públicos (Explorados, por Explorar, Desejados, Potenciais);
- Vantagens Competitivas Sustentáveis (porque é melhor comprar ou adquirir a si em vez de ir à concorrência?)
Análise de Resultados - Análise do Meio Envolvente Geral (Análise dos Contextos: Económico, Demográfico, Político-Legal, etc.);
- Análise da Concorrência (Produtos e/ou Serviços; Posicionamento no Mercado, Ações de Marketing; Ações de Marketing Digital; Presença e Força Online; Capacidade de Resposta; Clientes; Mercados, etc.);
- "Trends": Tendência do Mercado e dos Públicos (Extrapolação e Antecipação de Comportamentos com base nos outputs estatísticos de períodos homólogos e situações análogas);
- "USP": Unique Selling Proposition ou A Proposta de Venda Exclusiva, é nesta proposta que expomos os Pontos de Diferenciação (Oferta que convencerá o Público);
- Análise SWOT: Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças.
Instruções de Preparação das Plataformas e dos Conteúdos
é preponderante preparar o Sítio onde vamos receber os Potenciais Clientes, que será o Sítio onde centralizaremos o ENVOLVIMENTO, a CHAMADA para a AÇÃO do Utilizador, CONVERSÃO em Cliente e EFETIVAÇÃO da Venda (Hook Model: Trigger -» Engagement -» Call to Action -» Convert -» Sell), assim seja a sua equipa ou a nossa poderá ser necessário:- [Não Incluído no Plano]: Proceder à Construção e/ou Remodelação da(s) Plataforma(s) Online (WebSite / Portal / Loja Online / Landing Page / Outro);
- [Não Incluído no Plano]: Carregar as Gamas e Linhas (Portefólio) de Produtos e/ou Serviços na Plataforma;
- Definir o Target de Marketing e de Comunicação (identificar/segmentar os Mercados, Públicos Alvo, Compradores, Influenciadores);
- [Não Incluído no Plano]: Publicar e Divulgar a "USP" (Unique Selling Proposition ou A Proposta de Venda Exclusiva): a Oferta Chave que levará à AÇÃO (Hook & Call to Action);
- Demonstrar as Vantagens Competitivas Sustentadas: PORQUE é QUE é melhor comprar ou adquirir este produto ou serviço? (Reason Why);
- Facilitação de Compra: explicar como se adquire/compra e facilitar a compra, a entrega e o serviço pós venda (Conversão em Cliente);
- Confiança na Compra e reforço positivo: provar/convencer que o cliente tomou a decisão certa através de garantias de satisfação ("Reviews" de outros Clientes devem estar publicados, assim como política de devolução, serviço pós-venda, etc.) que dão o reforço positivo e a tranquilidade que o Cliente precisa para efetivar a Compra (EFETIVAÇÃO da Venda).
Calendarização e Execução Meios Online [Não Incluído no Plano]: (Google Adwords / Portais Online / Parceiros / Redes Sociais / Outros) onde decorrerá a Campanha com os GATILHOS (Engagement Triggers)- Calendarização e Preparação das Plataformas nos diferentes Meios [Não Incluído no Plano]: (Conta AdWords, GMB, etc);
- [Não Incluído no Plano]: Conceção da Campanha e das peças de Comunicação/Publicidade para os Meios Escolhidos;
- Execução e Controlo (ajuste e contigência): Análise de Estatísticas, Análise de Retorno e Emissão de Relatórios.