Resumo de conteúdos de um plano de Marketing elaborado pelo Grupo MarkSul
Documento emitido por Marketeer licenciado, por profissional equivalente ou superior inclui: - Definição de Objetivos e Estratégias de Marketing (em conformidade com os Objetivos de Gestão):
- Criação de Valor para o futuro da Empresa/Organização
- Definição ou redefinição de:
- Visão;
- Missão;
- Valores;
- Competências;
- Posicionamento;
- (Re) Construção da Marca (Identidade);
- (Re) Construção da Imagem da Marca (Reflexo da Identidade);
- Definição de Design de Comunicação (Logótipo, fonts, cores);
- Padronização (Manual de Normas).
- Criação de Valor para o Gestor/Acionista:
- Identificação de fontes de receitas;
- Otimização de custos;
- Conquista e Retenção de novos Mercados :
- Conquista de novos Clientes:
- Estratégias extensivas de consumo
- Promoção para gerar experimentação;
- Estratégias extensivas de consumo
- Conquista de novos Clientes:
- Retenção e Fidelização de Mercados novos e existentes:
- Retenção e Fidelização de Clientes
- Estratégias intensivas de consumo
- Promoção para intensificar o consumo;
- Estratégias intensivas de consumo
- Retenção e Fidelização de Clientes
- Definição ou redefinição de:
- Criação de Valor para o Cliente.
- Criação de Valor para o futuro da Empresa/Organização
- Plano de Implementação e Programa de Ação, Definição dos Programas de Ação, Responsáveis pelas Ações, Cronograma de Ações;
- Informações e Projeções Financeiras: Orçamentos Detalhados, Previsões de Retorno;
- Organização: Recursos Humanos, Técnicos e Materiais necessários à Implementação do Plano de Marketing
- Plano de Avaliação e Controlo;
- Plano de Contingência.
- Definição de Objetivos e Estratégias de Marketing (em conformidade com os Objetivos de Gestão):
Com o Plano de Marketing o Gestor fica pronto para iniciar um percurso, do ponto onde se encontra para o ponto onde pretende chegar com a sua Marca / Negócio....
No final desta Fase será perfeitamente capaz de perceber "quem é" a sua Empresa/Marca/Negócio, como se tivesse tirado um RX completo, saberá como está, para onde deve ir e qual o caminho que deve tomar, como pode ser observado na Matriz ilustrada acima.